A Teoria de Tudo

Há muito tempo, ou melhor dizendo, acho que nunca um filme me marcou tanto como “A Teoria de Tudo”. Embora algumas películas tenham mexido muito comigo, como aconteceu com as histórias de Menina de Ouro e Invencível.

O longa metragem é baseado na biografia do astrofísico Stephen Hawking, que realizou descobertas importantes sobre o tempo, de relatar a sua história de amor Jane Wide, além da descoberta e desenvolvimento de uma doença motora degenerativa de Stephen, que tinha apenas 21 anos.

Toda a trama cotidiana apresentada na “Teoria de Tudo”, envolve a busca pelo conhecimento, a dedicação, a luta pela vida, a importância do amor e a fé. No meu caso, encarei como uma lição. Volta e meia me questiono: será que estamos preparados para aceitar a morte? Ao assistir o filme, pensei: estou indagando errado. O correto é questionar: será que estamos preparados para lidar com a vida? E com todos os percalços que podemos nos deparar?!

Além disso, outro fato me chamou a atenção. Em tempos de relações rasas e incipientes, o filme inspira. O que ‘mais me salta os olhos’ é a questão da abdicação do ser humano em apostar no amor, num relacionamento que tinha prazo de validade. E, acima de tudo isso, ser companheira nos piores momentos sem perder a fé.

Sem dúvida, por todas esses pontos elencados e pelo roteiro maravilhoso, que conseguiu me ‘prender’ até o fim, “A Teoria de Tudo” é excepcional em todos os aspectos. Destaco a brilhante atuação de Eddie Redmayne (Stephen), o ator superou as expectativas ao reproduzir com maestria as dificuldades motoras do personagem que é um verdadeiro exemplo de perseverança. Recomendo o filme e a reflexão sobre a vida!

Deixe um comentário

