Marcações, consultas, exames e o que surgir..

Decisão tomada, agora é o momento de pesquisar os médicos que realizam a cirurgia, verificar a cobertura do plano de saúde e conseguir marcar uma consulta. Após algumas tentativas sem sucesso, deixei um pouco de lado essa busca. Mas, no dia 13 de outubro, estava de folga do trabalho. Além de resolver outros pepinos, estava mais do que na hora de descascar esse abacaxi e marcar uma consulta com o cirurgião. Primeiramente, resolvi buscar o Núcleo de Tratamento e Cirurgia da Obesidade (NTCO), pois os médicos que operaram meus irmãos, Marcelo Falcão e Erivaldo Alves, são bem avaliados e já conhecidos pela família, mas o Núcleo não aceita o meu plano de saúde. Só me restou mudar o plano…

Continuei minha busca incessante para achar um bom médico, isso é mais importante do que se imagina, afinal de contas, o cara vai ter minha vida em suas mãos, literalmente falando. Encontrei o Hospital Espanhol, que também possui um Núcleo de Obesidade e Cirurgia Bariátrica, mas não conhecia os médicos da equipe. Fiz uma última tentativa. Liguei para a Clínica Baros, consegui marcar a consulta com Marcos Leão Villas-Boas, que além de ser bastante conhecido, já operou algumas pessoas próximas, o que me leva a ter mais confiança para fazer a cirurgia. Consegui marcar a consulta até rapidamente, no dia 19/10.

Fui acompanhada de minha mãe e dinda, afinal de contas, como trabalham em uma área que lida diariamente com o meio médico, gostariam de saber como seria o papo, o procedimento que utilizaria, onde deve ser realizada a cirurgia, entre outras curiosidades. Inicialmente, tudo como o previsto. Contei um pouco sobre minhas experiências engordativas, além do pesadelo real de ter que subir à balança mais uma vez. Passada essas experiências, o Dr. Marcos solicitou uma série de exames, avaliações e consultas, para que ele analise e a partir daí marcar a cirurgia. Além disso, me explicou o método mais utilizado por ele e sua equipe: o by-pass gástrico, conhecido também como capella.

A técnica possui um componente principal restritivo, que diminui consideravelmente a quantidade de alimento necessária para proporcionar saciedade e requer uma modificação do comportamento alimentar (mastigar bem o alimento, comer lentamente, e ingerir pequenos bolos de cada vez). Por outro lado, como o alimento não passa pela maior parte do estômago e pelo duodeno e cai direto no intestino delgado, o bypass gástrico permite controle maior do apetite e a uma perda de peso mais rápida e mais intensa do que nos procedimentos puramente restritivos.

Explicação à parte, gostei bastante da técnica utilizada pelo Dr. Marcos, além das explicações durante a consulta, o tempo que ele levou tirando dúvidas, também foi bastante satisfatório. Como já falei acima, não dá pra confiar em um médico que lhe atenda em 20 minutos para que possa atender um maior número de pacientes, isso me deixou bem mais tranquila e faz com que haja uma maior confiança. A única parte negativa, sempre tem que ter, foi a bandeirinha do Vitória que enxerguei assim que entrei no consultório, mas isso é um capítulo a parte. Kkkkkk.

Na série de solicitações médicas, polissonografia (exame do sono), avaliação respiratória com espirometria completa, endoscopia, ultrassonografia do abdômen e exames de sangue. Além da avaliação psicológica, endocrinológica, cardiológica e nutricional. O dia seguinte foi basicamente dedicado a pesquisar e marcar, ou pelo menos tentar, os exames solicitados. Até que consegui marcar rapidamente as consultas e os exames, o que dá mais trabalho é a polissonografia, que tive que enviar um fax para a Medial Saúde solicitando o exame e aguardando eles anunciarem o local que posso marcar a polissonografia. Nos próximos posts, vou me dedicar a contar as aventuras da maratona médica que estou realizando. Portanto, até breve.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s